A metodologia GRI preconiza a condução de um processo estruturado de contato formal com os diversos públicos de relacionamento da organização para a elaboração deste Relatório. O processo consiste na identificação destes públicos (stakeholders) e no levantamento de aspectos mais relevantes para o negócio e para os públicos, tendo em vista a orientação dos temas que irão compor a estrutura do relatório de sustentabilidade.

O resultado do processo de engajamento, que vem sendo estruturado desde 2011, possibilitou a criação da Matriz de Materialidade 2015, que reúne o cruzamento de informações de relatórios e pesquisas realizadas ao longo de 2015 com as opiniões dos stakeholders consultados no mesmo ano e de gestores da Assessoria de Comunicação e Marketing. Esta matriz possui o objetivo de orientar os aspectos sobre os quais o Grupo Unimed-Rio deve focar seus esforços e relatar indicadores publicamente.

A organização espera que usem o relatório os seguintes stakeholders: Clientes, Colaboradores, Cooperados, Corretores, Fornecedores Gerais, Rede Médica e Sistema Unimed.

O resultado do processo de engajamento possibilitou a criação da Tabela de Materialidade 2015, que reúne o cruzamento de informações de relatórios, pesquisas e reuniões.

Com relação ao tema econômico, o aspecto material é o Desempenho econômico da organização, com destaque para os indicadores de implicações financeiras, valor adicionado, riscos e oportunidades relacionadas com mudanças climáticas, cobertura de planos de previdência e ajuda financeira significativa recebida pelo governo.

Para o tema ambiental, destacam-se aspectos como informações sobre produtos e serviços bem como investimento e gasto com proteção ambiental.

Sobre o tema Trabalho, temos como aspecto material emprego, treinamento e educação, mecanismos e queixas de reclamações relacionadas à praticas trabalhistas e indicadores de destaque de benefícios, retenção, treinamento.

Para direitos humanos, foi priorizado como material práticas de investimento e de processos de compra, avaliação de fornecedores em direitos humanos, práticas de segurança e avaliação.

Com relação a sociedade, priorizou-se como material o aspecto comunidade e sobre produtos, combate a corrupção, rotulagem de produtos e serviços e conformidade com produtos.

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Este relatório apresenta informações consolidadas do grupo quanto a impactos, informações econômico-financeiras e não financeiras. Nos casos em que a informação não contemple todas as empresas ou unidades – por exemplo, por ausência de dados específicos – esta ressalva será indicada. Os impactos ambientais, econômicos e financeiros das atividades do Hospital Norte D’Or não são consideradas nos dados consolidados em respeito à política de confidencialidade estabelecida com o Grupo D’Or. Com relação a terceiros sobre os quais é gerado impacto significativo, são reportadas nossas políticas e diretrizes.

Não foram consideradas/relatadas informações fora da organização relacionadas com os aspectos materiais.

O Relatório de Sustentabilidade de 2015 dá continuidade ao entendimento que a Unimed-Rio tem a respeito do uso da metodologia da Global Reporting Initiative para reportar suas práticas de gestão. Enquanto diretrizes, assumem o papel de orientação para uma prestação de contas transparente, clara e contextualizada para a sociedade. Neste ano, alguns gráficos podem ter sofrido alterações em função da reabertura das demonstrações financeiras de 2014. Toda explicação sobre este processo consta no balanço publicado (veja aqui), com aprovação do conselho de administração e fiscal do Grupo Unimed-Rio bem como auditores externos independentes.

Cada vez mais, ano a ano, desde 2007, quando adotamos a GRI como modelo, buscamos evoluir na forma de apresentação da publicação de maneira que a metodologia, completa e profunda, não seja confundida pelo leitor com algo complexo e denso, a ponto de desestimular a busca por informações. Nossa tentativa é de ter o tempo todo o padrão mais utilizado hoje mundialmente como pano de fundo para destacar o que consideramos de mais relevante para nossos clientes e parceiros. Este é o primeiro ano em que o relatório é publicado exclusivamente online.