• Médicos Cooperados
• Público Interno
• Prestadores de Serviço Médico
• Sistema Unimed
• Clientes
• Representantes do Governo (ANS)
• Fornecedores de OPME
• Fornecedores de materiais/Serviços Diversos (Corretores)

O engajamento de stakeholders é uma ferramenta utilizada pelo Grupo para alcançar o envolvimento de públicos externos na gestão da organização, considerando seus interesses, anseios e influências. Consideramos alcance do real engajamento, um processo construído a passos longos, que envolvem mudança de cultura, envolvimento da gestão com o tema sustentabilidade, compreensão do que este assunto representa para sua corporação e abertura para o diálogo.

Para esta matriz de stakeholder de 2015 utilizou-se os conceitos abaixo:

Responsabilidade – Aqueles vinculados à Unimed-Rio por meio de regulamentos, políticas e/ou contratos legais, financeiros ou operacionais
Influência – Aqueles que possuem capacidade de influenciar o alcance ou não dos objetivos da Unimed-Rio. Isso inclui aqueles que exercem influência informal ou os com poder de decisão formal, tanto interna como externa
Vulnerabilidade – Aqueles que possuem risco de serem impactados pela organização do ponto de vista socioeconômico, ambiental e operacional
Dependência – Aqueles que dependem da Unimed-Rio, clientes que dependem dos produtos ou serviços, ou fornecedores para quem somos clientes importantes
Representatividade – Aqueles que representam instituições-chave com as quais sua organização interage, tais como líderes locais, concorrentes
Proximidade – Aqueles que a Unimed-Rio depende em suas operações diárias e aqueles que moram próximo às unidades operacionais

A Unimed-Rio utiliza vários mecanismos para engajamento de seus stakeholders dentre eles pesquisas, reuniões, encontros com seus médicos cooperados, além da disponibilidade de atendimento direto e presencial em seus principais canais de relacionamento. Desta forma, conseguimos diversos subsídios para orientar de forma positiva aspectos de gestão da organização. Para este relatório foi utilizada a ferramenta de pesquisa por e-mail para composição da matriz de materialidade.

– Melhorar tempo de espera na central de atendimento telefônico- Implementação de nova URA
– Aprimorar atendimento ao cliente – serviços on line
– Otimizar atendimento assistencial da rede própria – Integração de prontuário eletrônico entre as unidades do Grupo