100% dos produtos atualmente disponíveis obedecem à Lei 9656/98, que regulamenta os planos de saúde. Os contratos assistenciais da Unimed-Rio estão em conformidade com as leis que regem o mercado de saúde suplementar e regulamentos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, Código Civil e Código de Defesa do Consumidor.

Todos os produtos atualmente disponíveis obedecem à Lei 9656/98, que regulamenta os planos de saúde, foram aprovados pela ANS e atendem às exigências do Código de Defesa do Consumidor. Durante o ano de 2015, não houve registro de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos à rotulagem de produtos e serviços.

Ao longo de 2015 foi realizada pesquisas com o Instituto DataFolha e foram monitorados reclamações por meio de NIP´s. O panorama de diminuição de reclamações não se refletiu nas Notificações de Intermediação Preliminares (NIP’s). As reclamações feitas diretamente ao órgão regulador tiveram um aumento de 72% em relação ao ano anterior. O índice foi impactado principalmente por questões envolvendo a alienação compulsória da Unimed Paulistana, decretada em setembro de 2015 pela ANS, e posteriormente sua liquidação. Desde então, a Unimed-Rio, que possui 18 mil clientes no Estado de São Paulo, sendo 14 mil na capital, tem se esforçado para credenciar, diretamente ou através de outras Unimeds, a mesma rede que atendia a estes clientes e este esforço é permanente. A Unimed-Rio figura em 2º lugar no último Índice de Reclamações da ANS. Segundo pesquisa do Instituto DataFolha a satisfação do cliente apresenta um indice de 62%, já o Top Of Mind ficou em 27%.

Não houve registro destes casos nos canais formais do Grupo Unimed Rio nos últimos 3 anos, incluindo 2015.

Em 2015, a Unimed-Rio recebeu um total de 26 multas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento de serviços, o que somou o valor de aproximadamente R$ 2,4 milhões.