Parâmetros

Home / Parâmetros

MODELO GRI

GRI: G4-22

O Relatório de Sustentabilidade de 2015 dá continuidade ao entendimento que a Unimed-Rio tem a respeito do uso da metodologia da Global Reporting Initiative para reportar suas práticas de gestão. Enquanto diretrizes, assumem o papel de orientação para uma prestação de contas transparente, clara e contextualizada para a sociedade. Neste ano, alguns gráficos podem ter sofrido alterações em função da reabertura das demonstrações financeiras de 2014. Toda explicação sobre este processo consta no balanço publicado (veja aqui), com aprovação do conselho de administração e fiscal do Grupo Unimed-Rio bem como auditores externos independentes.

Cada vez mais, ano a ano, desde 2007, quando adotamos a GRI como modelo, buscamos evoluir na forma de apresentação da publicação de maneira que a metodologia, completa e profunda, não seja confundida pelo leitor com algo complexo e denso, a ponto de desestimular a busca por informações. Nossa tentativa é de ter o tempo todo o padrão mais utilizado hoje mundialmente como pano de fundo para destacar o que consideramos de mais relevante para nossos clientes e parceiros. Este é o primeiro ano em que o relatório é publicado exclusivamente online.

GRI: G4-3

As informações apresentadas nesta publicação são referentes à Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Ltda., conhecida como Unimed-Rio, e suas empresas controladas.

GRI: G4-20 e G4-21

Este relatório apresenta informações consolidadas do grupo quanto a impactos, informações econômico-financeiras e não financeiras. Nos casos em que a informação não contemple todas as empresas ou unidades – por exemplo, por ausência de dados específicos – esta ressalva será indicada. Os impactos ambientais, econômicos e financeiros das atividades do Hospital Norte D’Or não são consideradas nos dados consolidados em respeito à política de confidencialidade estabelecida com o Grupo D’Or. Com relação a terceiros sobre os quais é gerado impacto significativo, são reportadas nossas políticas e diretrizes.

GRI: G4-5, G4-6 e G4-8

A Unimed-Rio tem atuação nacional restrita aos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, com sede na Av. Armando Lombardi, 400, na Barra da Tijuca. Os clientes atendidos enquadram-se em três grandes grupos: clientes individuais (pessoas físicas), empresariais (PJs) e de Intercâmbio, que são, na verdade, clientes de outras Unimeds que buscam atendimento no Rio de Janeiro. Clientes da cooperativa também podem ser atendidos por Unimeds de outras regiões, pelo mesmo regime.

GRI: G4-28 e G4-29

Este Relatório, divulgado em 2016, é dedicado ao ano de 2015. O relatório mais recente foi publicado em 2015 (referente a 2014). Informações de anos anteriores ou de ações planejadas para 2016 estão explicadas no decorrer do texto a título de complemento. Todos os dados foram monitorados diretamente pelas áreas responsáveis dentro das unidades da organização.

GRI: G4-13 e G4-23

Diante do cenário adverso e do primeiro resultado negativo nos últimos 12 anos em 2014, a Diretoria da Unimed-Rio implementou uma série de mudanças na gestão da cooperativa, a partir de uma análise profunda do quadro da empresa. O primeiro passo dado foi a reformulação do time de executivos da cooperativa, com objetivo de adaptar o perfil do grupo ao momento delicado que se desenhava. A partir daí, começou a ser construído um projeto de restruturação para a empresa, que foi implementado e começou a dar resultados gradativamente, a despeito de todo o contexto desfavorável.

No ambiente interno, as contas do ano fiscal de 2014 não foram aprovadas pelos sócios em assembleia. A não aprovação no evento de março de 2015, associada à rejeição do Plano de Recuperação apresentado pela cooperativa à ANS, resultou na instalação do Regime Especial de Acompanhamento da ANS na Unimed-Rio, também conhecido como Direção Fiscal.

Em paralelo a este fato, a nova gestão iniciou uma ampla análise nas práticas gerenciais e contábeis da cooperativa e identificou uma série de correções técnicas a serem realizadas, de forma a realocar os custos assistenciais de acordo com suas datas de realização, e não de pagamento, como até então era feito. Estes ajustes se somaram a determinações de ajustes da mesma natureza feitas pelo Diretor Fiscal e pela Diretoria de Normas e Habilitação de Operadoras (DIOPE) da ANS, criando a necessidade de uma revisão dos números de 2014 e a consequente republicação dos Demonstrativos Econômico-Financeiros daquele exercício junto com os de 2015.

GRI: G4-30

A Unimed-Rio publica, desde 2007, a edição impressa do Relatório de Sustentabilidade de acordo com o modelo GRI. Neste ano, o Relatório passou a ser online, integralmente publicado neste site.

GRI: G4-31

Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos a respeito deste Relatório, envie e-mail para sustentabilidade@unimedrio.com.br.

GRI: G4-33

A verificação externa dos dados deste Relatório refere-se apenas às informações contidas nos balanços econômico-financeiro e social. Ela é realizada por uma auditoria externa independente, conforme balanço publicado (veja aqui). Desde 2012, a Unimed-Rio conta com o sistema Credit 360 para a consolidação de todos os indicadores da metodologia.

Menu
Menu