Os produtos e serviços do grupo Unimed-Rio estão relacionados com a venda de planos de saúde e, com o projeto de verticalização, o grupo passou a prestar serviços de saúde diretamente aos seus beneficiários e demais clientes.

Com relação à venda de planos, temos impactos ambientais relacionados a espaços administrativos e a impressão e distribuição de carteirinhas de plástico e guia médico.

O guia médico, material de grande impacto devido ao seu peso e volume, não é mais distribuído amplamente fisicamente para todos os clientes, somente quando solicitado. As informações sobre rede credenciada estão disponíveis em www.unimedrio.com.br.

Com relação às carteirinhas, algumas Unimed já desenvolvem projetos de logística reversa. A Unimed-Rio está em fase de estudos e levantamento de custos deste projeto.

Sobre a prestação de serviços de Saúde, o Grupo Unimed-Rio cumpre a legislação ambiental com relação a resíduos de serviços de saúde, estimula a reciclagem de seus resíduos além de contar com técnicos especializados.

A Unimed-Rio não fabrica produtos, mas compreende que as carteirinhas do plano de saúde dos clientes podem ser considerados como um produto de nossas operações, e por serem produzidas em materiais possivelmente poluidores, a organização tem perspectiva de implantar um processo de coleta e reciclagem deste material. Com relação aos Guias Médicos, material também relacionado com a comercialização do produto plano de saúde, estes, quando desatualizados, são destinados para reciclagem, dentro do programa maior, desenvolvido pelo Grupo.

No Hospital, onde descartamos grande quantidade de caixas de papelão e plástico, uma solução encontrada para minimizar o impacto desse descarte foi a doação do material proveniente da coleta seletiva para a ONG Associação Amigos de Betânia que gera emprego e renda para dependentes químicos, através da venda de artesanato confeccionado com o material reciclável.

O Grupo Unimed-Rio nunca foi multado ou advertido em função de qualquer não conformidade às normas e leis ambientais.

Em 2015, o grupo Unimed-Rio não realizou investimentos significativos em gastos com proteção ambiental, além daqueles investimentos inerentes à operação como gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.