Não tivemos registro de contratos de investimento significativos incluindo participação acionária majoritária ou de projeto de investimento de capital relevante com inclusão de cláusulas de direitos humanos nos últimos 5 anos. Neste período o Grupo Unimed-Rio firmou parcerias com a Oncoclínica CTO para criação do Centro de Excelência Oncológica e com a FJG para criação do Centro de Excelência Física. Neste caso, não foram consideradas cláusulas de direitos humanos em seus estatutos sociais porém, conforme prática do grupo, para seus contratos de compras, estas cláusulas são sugeridas.

Em 2015, foram oferecidos 40 treinamentos para os colaboradores do grupo Unimed-Rio abordando o tema “Direitos Humanos”. 2324 horas foram empenhadas, ao todo, para treinamentos desta natureza e 1162 colaboradores participaram das atividades, representando, aproximadamente, 29% do número total de funcionários da empresa.

A equipe de segurança é terceirizada e não recebe da nossa organização treinamento sobre Direitos Humanos. Por conta disso, a Unimed-Rio conta com o serviço de uma das empresas mais renomadas no Rio de Janeiro neste segmento. São equipes capacitadas e que passam periodicamente por treinamentos de reciclagem promovidos pela empresa terceirizada. As exigências para os nossos padrões de qualidade são estabelecidas em contrato. Nos últimos 5 anos, não foram registradas queixas de colaboradores ou clientes com relação ao comportamento da equipe de segurança.

Não houve Unidades submetidas à Análise de impactos relacionados aos Direitos Humanos em 2015, porém, todas os colaboradores passam por entrevistas de desligamento e participam da Pesquisa de Clima. Consideramos estes mecanismos capazes de levantar os impactos relacionados aos Direitos Humanos.

100% dos fornecedores de natureza médico-hospitalar têm contratos que incluem cláusulas de respeito aos Direitos Humanos. No entanto, ainda não há monitoramento regular destas questões durante a prestação de serviços e as visitas realizadas em alguns fornecedores possuem foco técnico.

O Grupo Unimed-Rio não possui mecanismos formais para mensuração deste impacto, porém, não registramos casos de impactos significativos relacionados com Direitos Humanos em nossa cadeia de fornecedores.